Descrição

Objetivo

Objetivo Geral

O objetivo geral do curso de Pós em Biomedicina Estética da Faculdade CTA é: Formar profissionais de nível superior, com conhecimento de Tecnologia em Biomedicina Estética, oferecendo-lhes uma formação básica, experiência prática do exercício profissional no conjunto de técnicas que valorizam a imagem pessoal adequada à personalidade do indivíduo.

Objetivos Específicos

Os objetivos específicos do Curso de Pós em Biomedicina Estética da Faculdade CTA são capacitar o aluno para:

Atuação especializada em diferentes procedimentos e tratamentos preventivos do envelhecimento fisiológico do organismo e disfunções estéticas faciais ou corporais, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar físico e estético dos pacientes.

O Biomédico Esteticista possui conhecimentos aprofundados sobre a derme e seus anexos, como pelos, unhas e glândulas sebáceas e sudoríparas, assim como do tecido adiposo e do metabolismo. Esse profissional é habilitado para realizar tratamentos com o uso de métodos invasivos não-cirúrgicos, tais como a aplicação de toxina botulínica e preenchedores, além de outros procedimentos como laserterapia, luz intensa pulsada e peelings químicos e mecânicos.

Perfil do Egresso

Perfil do Egresso

O Curso de Pós em Biomedicina Estética da Faculdade CTA apresenta o seguinte perfil do egresso: Formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade e do mercado de trabalho. Deve ser um profissional capacitado a identificar e solucionar problemas na área da estética, com boa capacidade decisória e crítica, autônomo, capaz de produzir conhecimentos e atuar considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais, além de estar ciente da necessidade de formação contínua e permanente.

O egresso do curso deverá ter capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, humanas e econômicas e de sua atuação, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas nos vários segmentos do campo de atuação. Será um profissional formado para solucionar problemas em conformidade com o bem-estar, segurança, funcionalidade e economia para a sociedade.

O projeto do curso fundamenta-se na busca contínua em estreitar a proximidade teórico-prática com a realidade local. Sendo assim, delinearam-se algumas linhas norteadoras que estejam em consonância com o perfil esperado do egresso para atuar na área de abrangência teórica do curso, oferecendo uma formação que possibilite ao futuro profissional ser dotado de:

  1. a) Visão crítica e criatividade na identificação e resolução de problemas, contribuindo para o desenvolvimento de sua área;
  2. b) Capacidade e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da sua área de atuação;
  3. c) Conhecimento e capacidade para atuar de forma empreendedora, para assumir cargos administrativos e prestar consultorias especializadas;
  4. d) Capacidade de exercer a prática de avaliação e tratamentos de Estética, utilizando diagnósticos e terapias validados cientificamente.

Competências e Habilidades

Considerando o caráter humanista, crítico e reflexivo, competências ético científica, ético-política e social-educativa, o graduado em Estética deverá, através dos conhecimentos adquiridos, estar apto a exercer as seguintes competências e habilidades gerais:

  1. a) Atenção à saúde: dentro de seu âmbito profissional, deve estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos;
  2. b) Tomada de decisões: ter capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de produtos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas, avaliando, sistematizando e decidindo as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
  3. c) Comunicação: ser acessível e manter a confidencialidade das informações a ele confiada, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
  4. d) Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional deve estar apto a assumir posições de liderança, visando sempre o bem estar da comunidade;
  5. e) Administração e gerenciamento: estar apto a tomar iniciativas, gerenciando e administrando a força de trabalho, os recursos físicos e materiais e de informação, capazes de se tornar empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças nas equipes em que atuem;
  6. f) Educação permanente: ser capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Deve aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágio das futuras gerações de profissionais.

Tal perfil traçado para os egressos revela coerência com o currículo, na medida em que toda a estrutura curricular e as estratégias metodológicas convergem para as competências e habilidades delineadas. A análise das disciplinas curriculares revela preocupação em proporcionar não somente o aprendizado necessário ao gestor, mas dotá-lo, paralelamente, de conhecimentos teórico-práticos específicos na área. Assim, poderá o egresso dar sua contribuição em tratamentos e no planejamento administrativo de uma clínica de Estética. A perspectiva do curso, pois, é formar um profissional que não apenas saiba gerir eficazmente empresas na área da beleza, mas que tenha uma visão panorâmica do setor. Dotado desta visão atualizada e específica, o egresso estará mais apto para gerir negócios na área da beleza.

Conteúdo Programático

Equipe

Dr. Tangará Jorge Mutran, PhD.Msc

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Metodista de Piracicaba (1986), Doutor em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP- S.P.(2011), Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e Mestrado em Odontologia (Fisiologia e Biofísica do Sist. Estomatognático) [Piracicaba] pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID para os cursos de Medicina e Biomedicina(2006-2020), Diretor do Instituto Paulista de Biomedicina- IPB, Coordenador do curso de Pós-Graduação e Hematologia Clínica Laboratorial da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID(2008-2020), professor titular de Pós Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UFTPR- PR(2004- até a presente data), professor titular de Pós Graduação da Universidade Comunitária de Chapecó UNOCHAPECÓ-SC (2005- até a presente data), Coordenador do Curso de Biomedicina da Universidade Anhembi Morumbi até 2016, Atualmente é Diretor da Saúde da Faculdade Innovare, Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS, Professor Curso de Medicina, Coordenador dos Cursos de Biomedicina e de Estética da Faculdade CTA. Tem experiência na área de Ensino e Docência utilizando metodologias ativas de ensino PBL, TBL, Problematização e na área clínica experiência em Microbiologia, com ênfase em Fungos e na área de Hematologia, atuando principalmente nos seguintes temas: coagulação, hemoglobinopatias e anemias hemolíticas.

Dra. Thaís Serdan
Biomédica graduada pela universidade Anhembi Morumbi e pós graduação na faculdade IBECO em Biomedicina Estética. Extensão clínica e prática em Harmonização Facial nas técnicas de Toxina Botulínica e Preenchimento.
Proprietária da clínica Thaís Serdan micropigmentação & estética avançada.
Coordenadora e docente no curso de pós graduação de biomedicina estética da Faculdade CTA.

Cláudia Antacle Trombeli

Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade Oswaldo Cruz de São Paulo –
1997;
• Pós- Graduada pela Faculdade Ibeco em Farmácia Estética- 2017;
• Residência em Técnicas Avançadas Harmonização Orofacial pela Próspere Institute,
SP 2019;
• Certificação pela Medbeauty como SPEAKER I-THREAD;
• Certificação em Fios Faciais de PDO, Silhouette Absorvíveis em consultorias
exclusivas
• Certificação em Toxina Botulinica, Preenchedores, Bioestimuladores em
consultorias exclusivas
• Certificação no Treinamento em Cadaver Fresh Frozen pelo ITC Brasil em Balneário
Camburiú-SC, médico Dr. Danny Cesar.
• Certificação em Anestesiologia curso livre ministrado por odontontólogos
• Proprietária do Instituto Antacle Trombeli- Aesthetics & Trainings– SP;
• Experiência de 20 anos na área da Saúde e Estética, setor magistral e médico
cirurgião plástico pelo Instituto durante 4 anos com a prática em injetáveis;
• Docente Titular em Fios Absorvíveis pela Faculdade Ibeco em São Paulo;
• Docente em Toxina Botulínica, Preenchedores, Intradermoterapia pela Faculdade
Ibeco SP
• Ministrante do Global Face Training pelo ITC Brasil em Balneário Camburiú- SC
Cláudia Antacle Trombeli
Farmacêutica Esteta CRF 22364
• Ministrante e Coordenadora Científica do Treinamento Global Face Training em
cadáver fresh frozen pelo Centro de Anatomia em São Paulo
• Professora Pós- graduação pela Faculdade CTA em São Paulo para Biomedicina em
Bioestimuladores Faciais e corporais
• Participação como Palestrante em Congressos de Harmonização Orofacial
• Atualizações Científicas pelo IMCAS online

Elaine Aparecida Del Valle Pacci

-Formação sólida em Estética e Cosmetologia & Especialista em Estética e Cosmetologia Avançada com Bacharel em Biomedicina pela Universidade Anhembi Morumbi, com Habilitação em Analises Clinicas e Biomedicina Estética;

-Graduada em Estética e Cosmetologia com Especialização em Estética e Cosmetologia Avançada – UAM

-Docente de Cursos de Pós Graduação pela ESB e ESP, Faculdade Estética FMU e Cursos Técnicos SENAC SP

-Consultora na criação de cursos Livres pelo SENAC SP e Multiplicadora de Proposta Pedagógica SENAC SP

-Atualização em curso de Harmonização Facial no Instituto MARC – Miami, Vice Presidente Congresso Internacional Estética Beauty Fair 2018

-Revisora de artigos da Revista Brasileira de Estética, Organizadora de Simpósios, Feiras e Jornadas de Estética – FMU e SENAC, Personal Life Coaching -SBC.

-Experiência em docência 13 anos

-Atualização em cursos de Harmonização Facial, anatomia em cadáver. EUA Harvard /2019.

-Professora assistente no Instituto Famma, Harmonização Facial. RT de Clinica de Estética Facial e Corpora

Patricia Regina Pereira Camacam

-Estetica e Cosmetologia

-MBA em Marketing

-Biomedicina Patologia clínica e Esteta

-Área de estudo: Estetica e Cosmetologia, Biomedicina especialista em PATOLOGIA E ESTETA

-Coach em vendas e protocolos Vencedora do prêmio Cosmetologia estética Corporal pela Universid

CELIMARA VALENTE GAMBA DE LIMA

-Graduada em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1988) – CREF nº 068-G/SP.

-Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (1995).

-Prof.ª Ms. de Anatomia (morfofuncional) para a Medicina e Escola da Saúde da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e para os cursos de Odontologia, Biomedicina, Fisioterapia, Educação Física e Farmácia da Universidade Metodista de São Paulo(UMESP).

-Tem experiência profissional de 30 anos na docência (nível superior) de conteúdos ligados ao conhecimento morfofuncional humano, das áreas de Morfologia Humana (Área de Anatomia) e Fisiologia Humana. Na área de Educação Física, ênfase em Fisiologia do Esforço, Ginástica Laboral e Exercícios para grupos especiais e qualidade de vida.

-É Supervisora de Tutoria na USCS-Virtual e professora de disciplinas semipresenciais na UMESP.

-Proprietária do canal Feed Rato da Anato – Prof. Celimara Gamba Lima no YouTube para compartilhamento de conhecimentos e videoaulas na área de Anatomia e da página do Facebook: Anatomia com Prof. Celimara.